A história da Moto

 

A história sobre duas rodas 

Tudo começou em 1869
 

Cartaz de propaganda anunciando os vencedores do 1º Campeonato de Turismo no Brasil, em 1919

A moto foi inventada simultaneamente por um americano e um francês, sem se conhecerem e pesquisando em seus países de origem. Sylvester Roper nos Estados Unidos e Louis Perreaux, do outro lado do atlântico, fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869. Nessa época os navios e locomotivas movidas a vapor já eram comuns, tanto na Europa como nos EUA, e na França e na Inglaterra os ônibus a vapor já estavam circulando normalmente. As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram se sucedendo, e mesmo com o advento do motor a gasolina, continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente.


 

Primeira moto com motor de combustão interna, foi fabricada na Alemanha por Gottlieb Daimler, em 1885

O inventor da moto com motor de combustão interna foi o alemão Gottlieb Daimler, que, ajudado por Wilhelm Maybach, em 1885, instalou um motor a gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objetivo de testar a praticidade do novo propulsor. A glória de ser o primeiro piloto de uma moto acionada por um motor (combustão interna) foi de Paul Daimler, um garoto de 16 anos filho de Gottlieb. O curioso nessa história é que Daimler, um dos pais do automóvel, não teve a menor intenção de fabricar veículos motorizados sobre duas rodas. O fato é que, depois dessa máquina pioneira, nunca mais ele construiu outra, dedicando-se exclusivamente ao automóvel.

Onde colocar o motor?
 

Ciclomotor de 48cm3: primeiro modelo criado pela Honda, em 1948

O motor de combustão interna possibilitou a fabricação de motocicletas em escala industrial, mas o motor de Daimler e Maybach, que funcionava pelo ciclo Otto e tinha quatro tempos, dividia a preferência com os motores de dois tempos, que eram menores, mais leves e mais baratos. No entanto, o problema maior dos fabricantes de ciclomotores – veículos intermediários entre a bicicleta e a motocicleta – era onde instalar o propulsor: se atrás do selim ou na frente do guidão, dentro ou sob o quadro da bicicleta, no cubo da roda dianteira ou da traseira? Como de início não houve um consenso, todas essas alternativas foram adotadas e ainda existem exemplares de vários modelos. Só no início do século XX os fabricantes chegaram a um consenso sobre o melhor local para se instalar o motor, ou seja, a parte interna do triângulo formado pelo quadro, norma seguida até os dias atuais.

A primeira fábrica
 

Neckarsülm alemã de 1906, a motocicleta mais antiga na exposição do Museu Histórico Nacional

A primeira fábrica de motas surgiu em 1894, na Alemanha, e se chamava Hildebrandt & Wolfmüller. No ano seguinte construíram a fábrica Stern e em 1896 apareceram a Bougery, na França, e a Excelsior, na Inglaterra. No início do século XX já existiam cerca de 43 fábricas espalhadas pela Europa. Muitas indústrias pequenas surgiram desde então e, já em 1910, existiam 394 empresas do ramo no mundo, 208 delas na Inglaterra. A maioria fechou por não resistir à concorrência. Nos Estados Unidos as primeiras fábricas – Columbia, Orient e Minneapolis – surgiram em 1900, chegando a 20 empresas em 1910.
Tamanha era a concorrência que fabricantes do mundo inteiro começaram a introduzir inovações e aperfeiçoamentos, cada um deles tentando ser mais original. Estavam disponíveis motores de um a cinco cilindros, de dois a quatro tempos. As suspensões foram aperfeiçoadas para oferecer maior conforto e segurança. A fábrica alemã NSU já oferecia, em 1914, a suspensão traseira do tipo monochoque (usado até hoje). A Minneapollis inventou um sistema de suspensão dianteira que se generalizou na década de 50 e continua sendo usada, hoje mais aperfeiçoada. Mas a moto mais confortável existente em 1914 e durante toda a década era a Indian de 998cm3 que possuía braços oscilantes na suspensão traseira e partida elétrica, um requinte que só foi adotado pelas outras marcas recentemente. Em 1923 a motocicleta inglesa Douglas já utilizava os freios a disco em provas de velocidade. Porém, foi nos motores que se observou a maior evolução, a tecnologia alcançando níveis jamais imaginados. Apenas como comparação, seriam necessários mais de 260 motores iguais ao da primeira motocicleta para se obter uma potência equivalente a uma moto moderna de mil cilindradas. Após a Segunda Grande Guerra, observou-se a invasão progressiva das máquina japonesas no mercado mundial. Fabricando motos com alta tecnologia, design moderno, motor potente e leve, confortáveis e baratas, o Japão causou o fechamento de fábricas no mundo inteiro. Nos EUA só restou a tradicional Harley-Davidson. Mas hoje o mercado está equilibrado e com espaço para todo mundo.

A Mota no Brasil
A história da mota no Brasil começa no início do século passado com a importação de muitas motos européias e algumas de fabricação americana, juntamente com veículos similares como sidecars e triciclos com motores. No final da década de 10 já existiam cerca de 19 marcas rodando no país, entre elas as americanas Indian e Harley-Davidson, a belga FN de 4 cilindros, a inglesa Henderson e a alemã NSU. A grande diversidade de modelos de motos provocou o aparecimento de diversos clubes e de competições, como o raid do Rio de Janeiro a São Paulo, numa época em que não existia nem a antiga estrada Rio-São Paulo.
No final da década de 30 começaram a chegar ao Brasil as máquinas japonesas, a primeira da marca Asahi. Durante a guerra as importações de motos foram suspensas, mas retornaram com força após o final do conflito. Chegaram NSU, BMW, Zündapp (alemãs), Triumph, Norton, Vincent, Royal-Enfield, Matchless (inglesas), Indian e Harley-Davidson (americanas), Guzzi (italiana), Jawa (tcheca), entre outras.
A primeira motocicleta fabricada no Brasil foi a Monark (ainda com motor inglês BSA de 125cm3), em 1951. Depois a fábrica lançou três modelos maiores com propulsores CZ e Jawa, da Tchecoslováquia e um ciclomotor (Monareta) equipado com motor NSU alemão. Nesta mesma década apareceram em São Paulo as motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no Rio de Janeiro começaram a fabricar a Iso, que vinha com um motor italiano de 150cm3, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.
O crescimento da indústria automobilística no Brasil, juntamente com a facilidade de compra dos carros, a partir da década de 60, praticamente paralisou a indústria de motocicletas. Somente na década de 70 o motociclismo ressurgiu com força, verificando-se a importação de motos japonesas (Honda,Yamaha, Susuki) e italianas. Surgiram também as brasileiras FBM e a AVL. No final dos anos 70, início dos 80, surgiram várias montadoras, como a Honda, Yamaha, Piaggio, Brumana, Motovi (nome usado pela Harley-Davidson na fábrica do Brasil), Alpina, etc. Nos anos 80 observou-se outra retração no mercado de motocicletas, quando várias montadoras fecharam as portas. Foi quando apareceu a maior motocicleta do mundo, a Amazonas, que tinha motor Volkswagen de 1600cm3. Atualmente a Honda e a Yamaha dominam o mercado brasileiro, mas aí já deixou de ser história.

www.motoesporte.com.br

33 comentários

  1. Gostaria de saber se ainda são fabricadas as motos Indian e em quais países (caso afirmativo)?

    Estou fazendo um trabalho de Faculdade e esta informação será muito útil.

    Grata,
    Solange

  2. keruh mais informaçoes ou entao partuvos a cara toda eu i uh meu namorado

  3. boa tarde!

    eu gostaria que esta pagina conte-se mais informaçoes sobre motas

    PS:tou a fazer um trabalho de grupo:)=)

    sem qualquer outro assunto digo obrigada!

  4. gostaria de saber a história da moto4, como apareceu…

    gostava que publicassem o mais rápido possivel porque tou a fazer um trabalho e não encontro nada sobre isso

  5. sao os maior quando vou kurti

  6. Olá,
    Gostaria de saber se você pode disponibilizar as bibliografica sobre o assunto?
    Obrigado

  7. Muito bom esse site!

  8. nao esquece de comentar que as primeiras motos eram a platinado e nao eletronica como sao hoje isso acomnteceu entre 80 e 82

  9. as vossas motas sao muita xix

  10. muito fixe mas podia ter mais coisas

  11. nao ha mais nada para fazer pos a varias coisas bem melhores que as motas

  12. minha paixão e moto

  13. muito bom gostei muito desse site pois fala tudo sobre a historia da moto

    vou até recomendar para meus amigos 31jul 9:30

  14. Gostava que alguém me informasse onde posso comprar, se é que existe, algum CD com as canções que o Padre José Fernando canta nas suas Missas Motard

  15. Para isso aqui vai o meu Mail .
    igoncalves@sg.mai.gov.pt

  16. quem criou a primeira moto?Vcs çaben?Ñ inporta,quem criou se fuderou!!!

  17. Tenho 9 anos, preciso fazer um trabalho sobre MOTOS e gostaria que se possível me ajudassem.
    Preciso descobrir fatos importantes como: nome do inventor, data de invencao(se possivel),curiosidades, material de que foi inventado, mudanças que sofreu ao longo dos anos.
    Preciso fazer tambem um texto contando os beneficios que este transporte trouxe para as pessoas.
    Bom, acho que é só, mas preciso destas informações o mais rápido possível.
    Agradeço desde já.

    Arthur.

  18. im a papa of the moto

  19. im a papa of the italian moto shop

  20. podiam dizer exactamente a historia das motas, da situaçao delas em portugal, os seus consumos energéticos, as preocupaçoes ambientais e as vlocidades atingidas?

  21. ola estou na 5 serie estou fasendo um trabalho para minha amiga que tem 19 anos e ela nao tem computador entao eu estou pesquizando para ela e asseçei esssa pagina e foi muito util para mim obrigada

    • eu tenho 10 to na 4 serie to fazenotrabalho e essa pag da web foi clara e se vc notou estou escrevendo uma linguag informal!…

  22. […] | Espaço Motard Você sugeriria este post?  Loading … Mais noticias sobre: Geral Motos Tags: […]

  23. […] Fonte | Espaço Motard […]

  24. Eu gostei da historia da moto,ele conseguiu realizar o sonho dele.Um dia eu realiso o meu,conprando uma moto.

  25. acho que a pagina esta muito bem construída, mas ficaria bem também mais algumas fotos como anexos da construção das motas, isso seria engraçado para mim por exemplo que adoro tudo o que está ligado a motas

    pereira

  26. Preciso fazer um trablaho com alguns slaides e gostaria de saber referente essa historia acima, teria como fornecer mais algumas fotos de de motos antigas ate as atiuais.

    obrigada

  27. Eu quero um trabalho já feito pra faculdade.

  28. Cara que maneiro nao sabia que a mota tinha esta historia tao legal valeu

  29. um resumo dese texto

  30. Cameira, precisa de contatos para whatsapp marketing?

    https://www.whatscontacts.com?cupom=NPj7mRG8

    Julia

  31. Cameira, chega de se preocupar com vendas, ou com qualquer outro problema..

    Cuide de sua saude fisica, espiritual, financeira, amorosa, e muito mais.. Tudo, em um lugar, e com acesso gratis..

    https://allbr.com/br/vip/

    ALL BR – Viva todo o seu potencial
    Caio


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário