Moto segurança – Air bags nos Motociclistas

Protecção à vida do motociclista.
Nos acidentes de moto, é a projecção ou embate do motociclista, que causa graves lesões ou até mesmo a morte.

COLETE

O colete protetor Eggparka foi desenvolvido para proteger o motociclista através de um sistema de segurança bastante simples: um pequeno cilindro contendo gás carbônico (CO2) comprimido inserido no colete, e quando accionado enche os compartimentos internos do colete, estrategicamente colocados, protegendo assim as partes vitais do motociclista.

Se o motociclista for projectado, em aproximadamente 0,3 segundos, o colete terá o CO2 comprimido libertado pelo tubo através da acção do cabo, protegendo toda a região da coluna vertebral e a cabeça. Consequentemente, o colete começa a esvaziar em aproximadamente 30 segundos.
Se, por alguma razão, o motociclista se esquecer e descer rapidamente da moto, o CO2 será libertado também, mas só no caso de a força ser superior ao embate de 25 kg.
Após alguma utilização, será apenas necessário que o usuário troque o cartucho de gás para uma nova utilização do produto.

Tamanhos: L(C57 x L63), XL(59×64), XXL(64×68)
Peso: 1.5Kg

LINK – http://www.carvalhoassuncao.com/subweb/airbag.htm

CAPACETE

Num mercado cada vez mais sensivel às questões de segurança dos motociclistas, surge o APC, um capacete com airbag incorporado que actua como um sistema de segurança activa. De acordo com a marca “com o APC aumentam os níveis de protecção do motociclista em caso de colisão perigosa”.
Uma unidade de comando, simples e muito pequena, colocada na moto dentro da carenagem ou por debaixo do banco, monitoriza os estímulos que recebe do exterior. Em função dos resultados que obtém (por exemplo uma desaceleração mais rápida), o capacete recebe a ordem de insuflar e, em menos de 1,5 décimas de segundo, o motociclista vê os seus níveis de segurança aumentados:
O “airbag” é insuflado à volta do pescoço e na parte posterior da nuca, sobrepondo-se até à sétima vértebra cervical, com o objectivo de melhorar a estabilização do pescoço durante um acidente, e amortizar os possíveis impactos que o motociclista possa vir a sofrer na coluna.
Tudo isto acontece sem cabos, nem outros elementos físicos que liguem o condutor com a sua moto.

Image

Para maior comodidade, o APC já vem com pré-instalação para Bluetooth.

O capacete pesa 1850 grs e já inclui uma bateria recarregável de LiPo com 2000 mAh + 3,7 V. O tempo de carga é de 4 horas. A duração estimada da bateria é de 300 horas (em repouso) e até 28 horas (a funcionar). A Centralina é ligada à bateria da moto e suporta uma tensão de 12VDC.Tanto o capacete APC como a sua centralina estão equipados com um LED’s que indicam o estado da bateria ou se há alguma má ligação (através de um código de luzes que variam entre verde, laranja ou vermelho).

O preço de venda ao público do capacete APC é de 600 euros e já está disponível em Portugal.

Para mais informações poderá consultar o site oficial da marca ou contacte o importador: Eurekaplast.

LINKhttp://www.motociclismo.pt/index.phpoption=com_content&task=view&id=1699&Itemid=51



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